A Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, através do Centro de Pesquisa em Tecnologias Gráficas (CITG), coordena a pesquisa CASBLiP (Sistema de Ajuda Cognitiva para Pessoas Cegas, na sigla em inglês).
Trata-se de um projeto do qual participam sete centros europeus especializados no desenvolvimento de ajudas cognitivas para cegos.
A pesquisa, que já está em seu terceiro ano, permite que os cegos pressintam obstáculos e movimentem-se tanto em espaços abertos como em fechados através de dois protótipos que utilizam metodologias baseadas na visão artificial, análise acústica, sensores de informação 2D e sistemas de posicionamento GPS.
Um dos protótipos consiste em óculos que emitem um raio laser que permite localizar objetos a uma distância de cinco metros. O outro, com um alcance de 15 metros, é baseado em um sistema de visão estéreo com duas câmeras localizadas em um capacete.
O protótipo CASBLiP, já patenteado, foi desenvolvido para funcionar como ferramenta tecnológica para pessoas cegas a fim de conseguir a integração na vida social, através de uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário